domingo, 26 de maio de 2013

3 planetas posando para foto


Entre 24 e 30 de maio, assim que o Sol se esconder no Oeste, você poderá observar no céu (mesmo a olho nu), bem perto do horizonte, três planetas aparentemente bem próximos: Mercúrio, Vênus e Júpiter. Para quem não os conhece, serão pontinhos bem brilhantes e bem baixos no céu. Em 26 de maio, eles formarão um triângulo.

:: Dica para observar os três planetas
  1. Procure o horizonte oeste, lado em que o Sol vai se por.
  2. Pouco depois que o Sol se esconder (entre 5 e 10 minutos), você começará a ver surgindo um ponto bem brilhante que, com o cair da luz, ficará cada vez mais visível. Ele vai aparecer um pouco mais à direita e acima do ponto onde o Sol desceu por trás horizonte. É Vênus. 
  3. Depois que Vênus aparecer, mais uns dez minutos e, com o céu um pouco mais escuro, vai aparecer um pouco acima de Vênus um outro pontinho bem brilhante. Agora é Júpíter, o gigante gasoso do Sistema Solar.
  4. Um pouco mais de paciência... Mais uns 5 ou 10 minutos depois do aparecimento de Júpiter será a vez de Mercúrio, agora mais perto de Vênus, abaixo e à direita. Dos três será o mais sutil. Mas ainda assim bem visível.

fg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...